Área onde o resultado do projeto promove uma mudança significativa no sistema social através dos atores locais:
Centro Cultural Cartola – Museu do Samba

Muito simples por fora mas riquíssimo de histórias e musicalidade por dentro, o museu foi idealizado pela família do Cartola e Dona Zica e está localizado aos pés do morro da Mangueira desde 2001. Em um espaço democrático e de representatividade da ancestralidade Africana e aberto a toda a comunidade. O Museu realiza oficinas de ritmo através de instrumentos musicais do samba e violino e abre as suas portas a rodas de samba com artistas e mestres consagrados para difundir e estimular as futuras gerações de sambistas. E no seu acervo, o museu possui um centro de documentação e pesquisa com 45 mil itens para a salvaguarda das matrizes do samba do Rio de Janeiro.
O Projeto escolhido e que está sendo acompanhado pela forLAR é o projeto de visitas de estudantes as exposições através da educação experimental aplicada a população de alto índice de vulnerabilidade social, aos afrodescendentes e a toda a comunidade. Promove a partir de diferentes elementos do samba, exposições e vivẽncia a visitantes e estudantes, promovendo a capacitação de futuros agentes culturais totalizando 2.500 pessoas anualmente.
Este projeto tem a parceria da Secretaria Municipal de Cultura, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e de Escolas da rede pública de ensino.
Informações fiscais
501(c) (3), EIN 13 4131482 OSCIP

Compartilhe o projeto